Comunicação automática de documentos de transporte

A comunicação automática de documentos de transporte abrange os seguintes tipos de documento: guia de transporte, guia de remessa, guia de consignação, guia de movimentação de activos próprios e guia de devolução.

Para activar a comunicação automática de documentos de transporte à Autoridade Tributária e Aduaneira (AT), efectue o seguinte procedimento:

Após a activação com êxito da comunicação automática de documentos de transporte, todos os documentos de transporte emitidos após essa altura serão automaticamente comunicados à AT. Depois de um documento de transporte ser comunicado com êxito à AT, o código de transporte é indicado na página de detalhes do documento, sendo também impresso no ficheiro PDF.

O Código de Transporte é automaticamente apresentado na página do documento alguns segundos após a emissão do mesmo (a comunicação com a AT é efectuada em segundo plano).

Para acompanhamento da mercadoria, basta anotar o código de transporte, o qual substitui a guia de transporte (excepto no caso de guias globais).