Comunicação automática de documentos de transporte

Para ativar a comunicação automática de documentos de transporte à Autoridade Tributária e Aduaneira (AT), efetue o seguinte procedimento:

  1. Aceda às definições (ícone Roda dentada do menu).
  2. Selecione Comunicação Automática à AT.
  3. Selecione Documentos de Transporte.
  4. Siga as instruções apresentadas para criar um subutilizador no Portal da Finanças apenas com permissão para comunicação de faturas.
  5. Tome nota da data indicada no início do formulário, a partir da qual se aplica a comunicação automática de faturas.
  6. Em N.º Subutilizador, indique o número que foi atribuído ao subutilizador que criou no Portal das Finanças. Caso se trate do primeiro subutilizador, terá o número 1.
  7. Em Senha e Confirmação da Senha, introduza a senha que indicou no Portal das Finanças.
  8. Selecione a caixa de verificação relativa aos termos e condições da AT.
  9. Clique no botão Guardar para ativar a comunicação automática.

Após a ativação com êxito da comunicação automática de documentos de transporte, todos os documentos de transporte emitidos após essa altura são comunicados automaticamente à AT. Depois de um documento de transporte ser comunicado com êxito à AT, o código de transporte é indicado na página do documento, sendo também impresso no ficheiro PDF (desde que o código seja recebido da AT em tempo útil).

O código de transporte é apresentado automaticamente na página do documento alguns segundos após a emissão do mesmo (a comunicação com a AT é efetuada em segundo plano).

Para acompanhamento da mercadoria, basta anotar o código de transporte, o qual substitui a guia de transporte (exceto no caso de guias globais).