Retenção na fonte

O Facturama suporta retenção na fonte de IRS ou de IRC. Para utilizar retenção na fonte, basta editar os Dados da Empresa (nas definições da aplicação) e activar a opção Retenção na Fonte, indicando também a Taxa de Retenção.

A retenção na fonte só será aplicável a clientes com essa opção activada, pelo que é depois necessário editar o registo dos clientes pertinentes e assinalar a caixa de verificação Retenção na Fonte.

Aquando da emissão de uma factura ou de um recibo para um cliente com retenção na fonte activada, a retenção na fonte é automaticamente calculada e apresentada junto dos totais do documento. Para o cálculo da retenção, apenas são tidas em conta as linhas que digam respeito a serviços (as linhas de produtos são ignoradas, pois a retenção na fonte apenas incide sobre a prestação de serviços).

A retenção na fonte é um valor retido pelo cliente que correspondente a parte do imposto a pagar ao Estado pelo prestador do serviço. A retenção na fonte só é aplicável a clientes com contabilidade organizada (por exemplo, empresas).