Utilizar retenção na fonte

O Facturama suporta retenção na fonte de IRS ou IRC. Para ativar a utilização de retenção na fonte, efetue o seguinte procedimento:

  1. Aceda às definições (ícone Roda dentada do menu).
  2. Selecione Dados da Empresa.
  3. Clique no botão Editar.
  4. No grupo Atividade, selecione a caixa Retenção na Fonte. Caixa de verificação de retenção na fonte
  5. No campo abaixo, introduza a taxa de retenção na fonte predefinida. Campo de taxa de retenção na fonte
  6. Clique no botão Guardar.

Ativar a retenção no cliente

A retenção na fonte só é aplicável a clientes que tenham essa opção ativada. Ao criar ou editar um cliente, deverá selecionar a caixa Retenção na Fonte para que seja utilizada retenção para esse cliente. Esta opção só está visível no registo de cliente se a retenção estiver ativada nos Dados da Empresa.

Caixa de verificação de retenção na fonte de cliente

Criar um documento com retenção na fonte

Ao criar um documento para um cliente com retenção na fonte ativada, é automaticamente aplicada a taxa de retenção na fonte definida nos Dados da Empresa, incidindo sobre todas as linhas de serviços que constem do documento (as linhas de bens ou outros produtos são ignoradas). Se for necessário utilizar uma taxa de retenção diferente da predefinida, basta alterar o valor da taxa no campo Retenção, antes de emitir o documento.

Retenção na fonte em documento

Retenção Excecional

Se for mais frequente faturar serviços sem retenção aos mesmos clientes aos quais se fatura um serviço com retenção, a taxa predefinida nos Dados da Empresa pode ser colocada a 0%. Desta forma, a maioria dos serviços pode ser faturada sem retenção, sendo apenas necessário alterar a taxa no documento quando for necesário emitir uma fatura com retenção.