Introdução às despesas

O registo de despesas no Facturama tem como objectivo ajudá-lo a controlar facilmente as despesas do seu negócio e a monitorizar o desempenho da actividade, bem como fornecer valores indicativos sobre o IVA a pagar ao Estado.

Sempre que efectuar uma despesa ou receber uma factura de um fornecedor, pode registá-la rapidamente no Facturama. Para registar uma despesa, deverá indicar o valor total líquido e o valor total de IVA. Os valores de IVA registados nas despesas são subtraídos ao IVA das vendas para fornecer uma indicação sobre o valor de IVA a pagar ao Estado, pelo que o valor de IVA a colocar nas despesas deverá ser apenas o IVA dedutível.

Os dados registados na secção de despesas servem apenas para referência interna e não têm nenhuma relevância fiscal. Estas informações não são comunicadas às Finanças nem tão-pouco são incluídas no SAF-T (PT).

A funcionalidade de registo de despesas do Facturama não se destina ao registo completo de facturas de fornecedor, não existindo sequer a possibilidade de registar as linhas ou produtos constantes da factura do fornecedor. Pelo contrário, o objectivo desta funcionalidade é somente o controlo de gastos e do IVA pago, pelo que o registo dos totais do documento é perfeitamente suficiente. Desta forma, o utilizador pode registar muito rapidamente as despesas sem necessidade de um laborioso registo de todos os detalhes e todas as linhas dos documentos de fornecedores.