Anular uma factura
Ajuda do Facturama O essencial da facturação
Existem duas formas de anular o movimento de uma factura:
- Alterar o estado de uma factura para Anulado – apenas disponível para documentos recém-emitidos (há menos de 48 horas) e que ainda não tenham sido entregues ao cliente.
- Anular o movimento de uma factura através de nota de crédito.
Alterar o Estado de uma Factura para Anulado
Para alterar o estado de uma factura para anulado, efectue o seguinte procedimento:
- Aceda à página da factura (clicando na linha correspondente na listagem de documentos).
- No botão Mais Acções, seleccione a opção Anular.
- Preencha o campo Motivo da Anulação com uma explicação curta sobre o motivo que originou a necessidade de anulação (por exemplo: NIF incorrecto).
- Clique no botão Anular para confirmar a anulação.
No caso de facturas electrónicas, não é possível a anulação, porque os documentos com assinatura digital não podem ser modificados.
Legalmente, a anulação de uma factura apenas é permitida para facturas recém-emitidas que ainda não tenham sido entregues ao cliente. Nos restantes casos, siga o procedimento abaixo para anular o movimento através da emissão de uma nota de crédito.
Anular o Movimento de uma Factura Através de Nota de Crédito
Para anular o movimento de uma factura, efectue o seguinte procedimento:
- Aceda à página da factura (clicando na linha correspondente na listagem de documentos).
- No botão Mais Acções, seleccione a opção Associar Nota de Crédito.
- Preencha o campo Motivo de Emissão com uma explicação curta da razão que originou a emissão da nota de crédito.
- Clique no botão Emitir e confirme a acção.