Corrigir uma fatura

Em conformidade com as restrições legais, não é possível efetuar nenhum tipo de alteração a faturas já emitidas. Se for necessário alterar o valor de uma fatura já emitida, essa alteração deve ser efetuada através da emissão de um documento retificativo da fatura original: uma nota de crédito (para diminuição do valor da fatura) ou uma nota de débito (para aumento do valor da fatura).

No caso mais comum, a retificação que se pretende efetuar corresponde a uma diminuição do valor original, por exemplo, por se ter concedido um desconto ao cliente ou por ter havido uma devolução de material ou cancelamento de serviço.

Para emitir uma nota de crédito, efetue o seguinte procedimento:

  1. Aceda à página da fatura, clicando na linha correspondente a partir da listagem de documentos.
  2. No botão Mais Ações, selecione a opção Associar Nota de Crédito.
  3. Se necessário, altere manualmente o preço ou a quantidade nas linhas do documento para que o valor da linha corresponda ao desconto a aplicar a essa linha. Se alguma linha não for objeto de desconto, elimine a linha (clicando no ícone de lixo do lado direito).
  4. Confirme que o total do documento corresponde exatamente ao valor a descontar à fatura.
  5. Preencha o campo Motivo de Emissão com uma explicação curta sobre o motivo da retificação.
  6. Clique no botão Emitir.

Depois de emitida a nota de crédito, será necessário associar-lhe um recibo para assinalar a devolução do crédito ao cliente, no momento em que o valor for devolvido. Caso pretenda descontar o valor numa fatura posterior, a nota de crédito pode ser incluída no recibo de pagamento dessa fatura.

O valor de uma nota de crédito não é o valor corrigido da fatura, mas sim o valor a descontar à fatura. Por exemplo, se tiver emitido uma fatura no valor de 100 euros e quiser diminuir o valor a pagar pelo cliente para 80 euros, deverá emitir uma nota de crédito no valor de 20 euros.