Criar um produto
Ajuda do Facturama O essencial da facturação
Para criar um novo produto ou serviço, efectue o seguinte procedimento:
- No menu da aplicação, clique em Produtos.
- Na listagem de produtos, clique no botão Novo Produto. (Em alternativa, pode começar por criar um novo documento e criar o produto a partir do formulário do documento, clicando em Criar Novo Produto.)
- Em Código, introduza um código à sua escolha, constituído por letras e/ou números. Todos os produtos têm de ter um código diferente que os identifique de forma exclusiva. Pode utilizar-se, por exemplo, um número sequencial ou uma abreviatura da descrição do produto.
- Em Descrição, introduza uma descrição para o produto/serviço.
- Em Preço, introduza o preço de venda.
- Em Tipo, escolha Produto Físico ou Serviço, consoante se trate da venda de um bem material ou da prestação de um serviço, respectivamente. O tipo Imposto destina-se a impostos, taxas e encargos parafiscais, excepto Imposto de Selo e IVA. No tipo Outro, incluem-se, p. ex., portes debitados, adiantamentos recebidos ou alienação de activos.
- Em IVA, seleccione a taxa de IVA aplicável: Taxa Normal, Taxa Intermédia, Taxa Reduzida ou Isento.
- Seleccione a Unidade do produto/serviço ou, se necessário, clique em Criar Nova Unidade para adicionar uma unidade diferente. Se não necessitar de utilizar unidades diferentes, deixe a selecção predefinida de unidade.
- Em Observações, poderá introduzir qualquer tipo de observações acerca do produto para sua própria referência.
- Caso pretendido, assinale a caixa de verificação Controlo de Existências e seleccione a Categoria de Inventário. Também poderá registar desde logo as Existências Iniciais do produto.
- Clique no botão Guardar.
Todos os produtos/serviços facturados têm de estar registados na base de dados e são exportados no SAF-T (PT), em conformidade com o legalmente estabelecido. Contudo, quando existe um serviço cujo preço ou descrição é variável, não é necessário criar um produto para cada variação possível do serviço. Pode optar-se por criar um produto com uma descrição genérica do serviço e complementar a descrição para especificar o serviço em concreto apenas após inserida a linha do produto no documento. O produto pode ficar registado com o preço a zero (ou com o preço mais comum), inserindo-se o preço correcto apenas no momento da emissão do documento.