Utilizar um certificado da DigitalSign

O Facturama suporta a emissão de faturas eletrónicas com um certificado qualificado remoto da DigitalSign.

Características do serviço da DigitalSign

  • Serviço comercial com um custo anual dependente do número de assinaturas.
  • Disponível tanto para pessoas coletivas como para pessoas singulares.
  • No caso de pessoas coletivas, a assinatura é efetuada em nome da pessoa coletiva (selo digital).
  • Todos os documentos eletrónicos são automaticamente assinados, sem necessidade de nenhuma ação adicional por parte do utilizador.
  • A autorização para acesso ao certificado deve ser renovada a cada 60 dias.
  • Mais informações sobre o certificado para faturação eletrónica o site da DigitalSign.

Ativar Certificado no Facturama

  1. Se ainda não o tiver feito, deverá adquirir o certificado para faturação eletrónica junto da DigitalSign e aguardar pela emissão do certificado.
  2. Aceda às definições (ícone Roda dentada do menu).
  3. Selecione Assinatura Eletrónica.
  4. Clique no botão Utilizar DigitalSign.
  5. Verifique as informações apresentadas e clique no botão Autorizar com DigitalSign.
  6. Será redirecionado para o site da DigitalSign, onde deverá iniciar sessão com os respetivos dados de autenticação.
  7. Será redirecionado de volta para o site de Facturama, onde deverá preencher o ID do Autorizador e o Secret para utilização do certificado. Saiba como obter estes dados no artigo Configurar Autorizador da DigitalSign.
  8. Depois de guardar os dados do autorizador, é apresentada a informação de que a assinatura eletrónica está ativa, o que significa que o seu certificado da DigitalSign está pronto a ser utilizado. Certificado DigitalSign ativo