Criar um cliente
Para criar um novo cliente, efetue o seguinte procedimento:
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No menu da aplicação, clique em Clientes.
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Na listagem de produtos, clique em Novo Cliente.
Em alternativa, pode começar por criar um novo documento e criar o cliente a partir do formulário do documento.
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Em Nome, introduza o nome do cliente (a designação social da empresa ou o nome da pessoa física).
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Em Faturação, selecione Convencional ou Eletrónica.
A utilização de faturação eletrónica deve ser previamente acordada com o cliente.
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Caso se trate de um consumidor final, apenas é obrigatório preencher o nome. Nos restantes casos, deverá preencher também o NIF, Endereço e Código Postal.
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O E-mail deve ser preenchido, caso se opte por faturação eletrónica.
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Depois de preencher os campos pretendidos, clique no botão Guardar para criar o cliente.
Mais Opções de Clientes
No formulário de cliente, pode clicar em Mais Opções para que sejam apresentados campos adicionais, incluindo:
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Região de IVA: permite escolher as taxas de IVA a utilizar para o cliente.
A predefinição é utilizar as taxas de IVA da região do fornecedor ou estabelecimento. Altere para Cliente para utilizar as taxas de IVA da região do cliente (o cliente deverá ter o código postal preenchido). Selecione Qualquer para permitir a utilização de taxas de IVA de qualquer região.
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N.º de Cliente: é recomendável deixar em branco ao criar o cliente, para que seja atribuído automaticamente o número sequencial seguinte.