Dados da empresa
Ajuda do Facturama Configuração inicial
Antes de começar a facturar, deverá certificar-se de que os dados da empresa estão correcta e completamente preenchidos. Para editar os dados da empresa, efectue o seguinte procedimento:
- Aceda à secção Dados da Empresa, nas definições da aplicação.
- Clique no botão Editar.
- Em Nome, introduza a designação social da empresa ou, caso seja uma pessoa singular, o seu nome completo. Não coloque uma marca ou um nome de estabelecimento neste campo (o local para inserir esse tipo de informação é no Modelo de Documentos).
- Em Endereço da Sede, introduza o endereço da sede da empresa ou o endereço da sua residência fiscal, caso seja uma pessoa singular.
- Em Código Postal, introduza o código postal completo na primeira caixa (por exemplo, 3000-000) e a localidade na segunda caixa (por exemplo, Coimbra). O código postal tem de estar correctamente preenchido, pois determina a região fiscal da empresa (Continente, Açores ou Madeira).
- Em Enquadramento em IVA, seleccione Actividade Isenta de IVA se toda a actividade da empresa estar isenta de IVA. Nesse caso, deverá seleccionar o Motivo de Isenção no campo seguinte.
- Em Retenção na Fonte, seleccione Sim se prestar serviços sujeitos a retenção na fonte de IRS ou retenção na fonte de IRC. Nesse caso, introduza a Taxa de Retenção no campo seguinte.
- Em Conservatória do Registo Comercial, deverá introduzir a designação da Conservatória onde está registada a empresa, p. ex., Porto - 2.ª Secção. (Apenas aplicável a empresas com actividade comercial.)
- Em N.º de Matrícula C.R.C., deverá introduzir o número de registo da empresa na Conservatória do Registo Comercial. Normalmente, o número de registo é igual ao número de contribuinte. (Apenas aplicável a empresas com actividade comercial.)
- Em Capital Social, deverá indicar o capital social da empresa. (Apenas aplicável a empresas.)
- Em CAE, poderá introduzir os códigos da Classificação Portuguesa de Actividades Económicas (CAE) correspondentes à sua actividade. Este campo apenas é utilizado para permitir que as facturas exportadas no SAF-T (PT) possam estar associadas a determinada actividade (desde que a série de documentos em utilização tenha sido associada a um dos CAE fornecidos).
- Clique no botão Guardar para registar as alterações.