Personalização das facturas

O Facturama permite-lhe personalizar as facturas e outros documentos de forma muito simples, bastando alterar o Modelo de Documentos. Pode adicionar o seu logótipo, escolher uma cor de tema e definir o texto a apresentar como título, cabeçalho e rodapé dos documentos.

Para alterar o Modelo de Documentos, efectue o seguinte procedimento:

  1. Aceda à secção Modelo de Documentos, nas definições da aplicação.
  2. Clique no botão Editar.
  3. Em Cor do Tema, escolha a cor de acordo com a sua preferência (por exemplo, a cor que combine melhor com o seu logótipo).
  4. Em Logótipo, seleccione um ficheiro que contenha a imagem do seu logótipo em formato JPEG ou PNG. O logótipo é opcional, mas muito recomendável para dar um aspecto mais profissional às facturas.
  5. Em Posição do Logótipo, seleccione Canto Superior Esquerdo ou Canto Superior Direito.
  6. Em Número de Cópias, seleccione o número de cópias de cada documento gerado: 2 cópias (duplicado), 3 cópias (triplicado) ou 4 cópias (quadruplicado). Esta definição apenas é aplicável a facturas não-electrónicas. Documentos com informação de transporte são sempre gerados em triplicado, conforme legalmente estabelecido.
  7. Em Título, introduza o texto a imprimir com maior destaque na parte superior da factura. É recomendável que introduza aqui o nome da empresa (ou do empresário) ou a sua marca comercial.
  8. Em Cabeçalho, introduza o texto a imprimir abaixo do título, por exemplo, as informações de contacto da empresa.
  9. Em Rodapé, introduza o texto a imprimir na parte inferior dos documentos, por exemplo, menções legais obrigatórias ou dados para pagamento.
  10. Por fim, clique no botão Guardar para submeter as alterações.

Para pré-visualizar o modelo de documentos, pode criar um documento e guardá-lo como rascunho. Em seguida, na página de detalhes do documento, basta seleccionar a opção Pré-visualizar PDF no botão Mais Acções. Se necessário, poderá efectuar alterações ao modelo de documentos e voltar depois a aceder à opção Pré-visualizar PDF para conferir as alterações, sem necessidade de criar outro rascunho.

Tenha em atenção que as facturas têm obrigatoriamente de incluir determinadas informações, nomeadamente a designação social/nome do empresário, o número de contribuinte e a sede/residência do fornecedor. No caso de sociedades comerciais, as facturas têm também de indicar a Conservatória do Registo Comercial e o número de registo, bem como o capital social.

Os campos Título, Cabeçalho e Rodapé são opcionais, mas é necessário indicar os dados obrigatórios ou no Cabeçalho ou no Rodapé. Por exemplo, pode utilizar papel timbrado com o logótipo e cabeçalho pré-impressos, mas terá de indicar todos os dados legalmente obrigatórios no campo de rodapé, em conformidade com os requisitos legais.