Controlo de Existências (Stock)

O Facturama permite efectuar o controlo de existências (também designado por gestão de stock) de forma simples e prática, possibilitando também a exportação do ficheiro de inventário para comunicação à Autoridade Tributária e Aduaneira (AT).

Activação de Controlo de Existências

Ao criar ou editar um produto, efectue o seguinte procedimento para activar o controlo de existências:

Movimentação de Existências

Para registar a entrada ou saída de existências, basta clicar em Movimentar Existências, na página do produto. É também possível consultar um relatório com o extracto completo da movimentação de existências do produto, clicando em Relatório de Movimentos.

Sempre que se emite uma factura ou factura-recibo, as existências são automaticamente diminuídas em conformidade. Se não houver existências suficientes de determinado produto, é apresentada uma mensagem de erro. A emissão de uma guia também diminui as existências, excepto no caso das guias de movimentação de activos próprios e das denominadas “guias globais”.

Aquando da emissão de notas de crédito ou notas de débito, o utilizador deve indicar se o documento movimenta as existências. Por exemplo, se uma nota de crédito servir para anulação de uma factura ou para devolução de material, deve indicar-se que movimenta as existências. Por outro lado, se a nota de crédito servir para conceder um desconto ao cliente, deve indicar-se que não movimenta as existências.

Comunicação de Inventário à AT

Para comunicação do inventário à AT, efectue o seguinte procedimento: