Controlo de Existências (Stock)
Ajuda do Facturama Diversos
O Facturama permite efectuar o controlo de existências (também designado por gestão de stock) de forma simples e prática, possibilitando também a exportação do ficheiro de inventário para comunicação à Autoridade Tributária e Aduaneira (AT).
Activação de Controlo de Existências
Ao criar ou editar um produto, efectue o seguinte procedimento para activar o controlo de existências:
- Assinale a caixa de verificação Controlo de Existências.
- Seleccione a Categoria de Inventário, de entre as possibilidade definidas pela AT para comunicação de inventário, a saber:
- Mercadorias
- Matérias-primas, subsidiárias e de consumo
- Produtos acabados e intermédios
- Subprodutos, desperdícios e refugos
- Produtos e trabalhos em curso
- No campo Existências Iniciais, deverá indicar o número de existências do produto no momento.
- Quando todos os dados estiverem preenchidos, clique no botão Guardar.
Movimentação de Existências
Para registar a entrada ou saída de existências, basta clicar em Movimentar Existências, na página do produto. É também possível consultar um relatório com o extracto completo da movimentação de existências do produto, clicando em Relatório de Movimentos.
Sempre que se emite uma factura ou factura-recibo, as existências são automaticamente diminuídas em conformidade. Se não houver existências suficientes de determinado produto, é apresentada uma mensagem de erro. A emissão de uma guia também diminui as existências, excepto no caso das guias de movimentação de activos próprios e das denominadas “guias globais”.
Aquando da emissão de notas de crédito ou notas de débito, o utilizador deve indicar se o documento movimenta as existências. Por exemplo, se uma nota de crédito servir para anulação de uma factura ou para devolução de material, deve indicar-se que movimenta as existências. Por outro lado, se a nota de crédito servir para conceder um desconto ao cliente, deve indicar-se que não movimenta as existências.
Comunicação de Inventário à AT
Para comunicação do inventário à AT, efectue o seguinte procedimento:
- Aceda à secção Importação e Exportação, nas definições da aplicação.
- Seleccione a opção Exportação de Inventário.
- No campo Data do Inventário, introduza a data de referência para o cálculo do inventário ou deixe a data pré-definida (o último dia do ano anterior).
- Clique no botão Gerar Ficheiro.
- Submeta o ficheiro XML gerado no Portal das Finanças.