Data da factura

Caso a data pretendida para o documento não coincida com a data do dia actual, é possível seleccionar a data de um dia anterior, desde que não tenha sido emitido nenhum documento após esse dia.

Para definir uma data diferente da data do dia actual, basta clicar na ligação Mostrar Mais Opções (na parte inferior esquerda do formulário de criação de documento) e preencher a Data do Documento.

A data tem de ser igual ou posterior à data do documento mais recente que tenha sido emitido na série. Além disso, a data tem de estar dentro do prazo legal para comunicação de facturas à Autoridade Tributária e Aduaneira (AT).

Data da prestação do serviço e/ou disponibilização dos bens ao cliente

Quando a data de prestação do serviço e/ou disponibilização dos bens ao cliente não coincidir com a data da factura, deverá adicionar-se essa indicação ao documento. Para tal, basta clicar na ligação Mostrar Mais Opções (na parte inferior esquerda do formulário de criação de documento) e preencher a Data da Transacção. Esta data é depois utilizada para adicionar automaticamente uma nota à factura a informar qual a data da prestação do serviço e/ou disponibilização dos bens ao cliente, em conformidade com o estabelecido no Código do IVA. A data da prestação do serviço e/ou disponibilização dos bens é também exportada num campo próprio no SAF-T (PT).

No caso geral, em que a data da factura coincide com a data da prestação do serviço e/ou disponibilização dos bens ao cliente, não há necessidade de adicionar nenhuma nota à factura (é completamente desnecessário indicar que a prestação do serviço e/ou disponibilização dos bens ocorreu na data da factura).