Data da factura

Caso a data pretendida para a factura não coincida com a data do dia actual, é possível seleccionar a data de um dia anterior, desde que não tenha sido emitido nenhum documento após esse dia.

Para definir uma data diferente da data do dia actual, basta alterar o campo Data.

A data tem de ser igual ou posterior à data do documento mais recente que tenha sido emitido na série. Além disso, a data tem de estar dentro do prazo legal para comunicação de facturas à Autoridade Tributária e Aduaneira (AT).

No caso de orçamentos, facturas pro forma e guias de transporte, existe o requisito legal de que estes documentos incluam a data e a hora, motivo pelo qual não se pode alterar a data.

Data da prestação do serviço e/ou disponibilização dos bens ao cliente

Quando a data de prestação do serviço e/ou disponibilização dos bens ao cliente não coincidir com a data da factura, deverá adicionar-se essa indicação ao documento. Para tal, basta clicar na ligação Mostrar Mais Opções (na parte inferior esquerda do formulário de criação de documento) e preencher a Data da Transacção. Esta data é depois utilizada para adicionar automaticamente uma nota à factura a informar qual a data da prestação do serviço e/ou disponibilização dos bens ao cliente, em conformidade com o estabelecido no Código do IVA. A data da prestação do serviço e/ou disponibilização dos bens é também exportada num campo próprio no SAF-T (PT).

No caso geral, em que a data da factura coincide com a data da prestação do serviço e/ou disponibilização dos bens ao cliente, não há necessidade de adicionar nenhuma nota à factura (é completamente desnecessário indicar que a prestação do serviço e/ou disponibilização dos bens ocorreu na data da factura).