Corrigir uma fatura

Em conformidade com as restrições legais, não é possível efetuar nenhum tipo de alteração a faturas já emitidas. Se for necessário alterar o valor de uma fatura já emitida, essa alteração deve ser efetuada através da emissão de um documento retificativo da fatura original: uma nota de crédito (para diminuição do valor da fatura) ou uma nota de débito (para aumento do valor da fatura).

No caso mais comum, a retificação que se pretende efetuar corresponde a uma diminuição do valor original, por exemplo, por se ter concedido um desconto ao cliente ou por ter havido uma devolução de material ou cancelamento de serviço.

O valor de uma nota de crédito não é o valor corrigido da fatura, mas sim o valor a descontar à fatura. Por exemplo, se tiver emitido uma fatura no valor de 100 euros e quiser diminuir o valor a pagar pelo cliente para 80 euros, deverá emitir uma nota de crédito no valor de 20 euros.

Para emitir uma nota de crédito, efetue o seguinte procedimento:

  1. Aceda à página da fatura, clicando na linha correspondente a partir da listagem de documentos.
  2. No botão Mais Ações, selecione a opção Associar Nota de Crédito.
  3. Se necessário, altere manualmente o preço ou a quantidade nas linhas do documento para que o valor da linha corresponda ao desconto a aplicar a essa linha. Se alguma linha não for objeto de desconto, elimine a linha (clicando no ícone de lixo do lado direito).
  4. Confirme que o total do documento corresponde exatamente ao valor a descontar à fatura.
  5. Preencha o campo Motivo de Emissão com uma explicação curta sobre o motivo da retificação.
  6. Clique no botão Emitir.

Depois de emitida a nota de crédito, o cliente irá ficar com esse valor em crédito na conta-corrente. Quando o valor for devolvido ao cliente, é necessário aceder à página da nota de crédito e clicar no botão Liquidar (se disponível) ou associar um recibo à nota de crédito, de modo a registar a devolução do crédito ao cliente e regularizar a conta-corrente.

Caso pretenda descontar o valor numa fatura posterior, a nota de crédito pode ser incluída no recibo de pagamento dessa fatura.