Preços com IVA incluído

O Facturama suporta duas formas distintas de cálculo dos valores das facturas: tendo como referência preços sem IVA ou preços com IVA incluído. Por predefinição, a aplicação utiliza preços sem IVA como referência. Para alterar esta definição, efectue o seguinte procedimento:

  1. Ao criar (ou editar) um documento, clique no ícone de ferramenta junto do cabeçalho da coluna do preço.
  2. Em Preços, seleccione Sem IVA (Preço Líquido) ou IVA Incluído (Preço Final).
  3. Se pretender alterar a definição para todos os futuros documentos, assinale Aplicar a novos documentos.
  4. Clique no botão Guardar.

A utilização de preços com IVA incluído como referência é necessária quando se pretende obter valores finais exactos. De outro modo, os arredondamentos baseados nos preços sem IVA podem resultar num preço com IVA que se encontra 1 cêntimo acima ou abaixo do pretendido. A utilização de preços com IVA incluído como referência é recomendável para actividades em que os clientes sejam predominantemente consumidores finais, pois para esses clientes o que é relevante é o preço final com IVA incluído.

Alterar a forma de cálculo dos preços nos documentos não afecta os preços dos produtos existentes – os preços dos produtos permanecem inalterados. Se necessário, os preços dos produtos existentes deverão ser manualmente actualizados.