Criar uma despesa
Ajuda do Facturama Gerir despesas
Para registar uma nova despesa, efectue o seguinte procedimento:
- No menu da aplicação, clique em Despesas.
- Na listagem de despesas, clique no botão Nova Despesa.
- Em Data, seleccione a data da factura subjacente à despesa. Caso não exista uma factura, seleccione a data em que pretende que a despesa seja contabilizada.
- Em Vencimento, seleccione a data de vencimento da factura. Quando se indica uma data de vencimento, a despesa fica assinalada como não estando paga (devendo ser posteriormente assinalada como paga).
- Em Categoria, seleccione a categoria para a despesa. Se a categoria pretendida ainda não existir, seleccione Criar Nova Categoria, introduza o nome para a categoria (por exemplo, Material de Escritório) e clique em Guardar.
- Em Fornecedor, seleccione o fornecedor ao qual diz respeito a despesa. Se o fornecedor ainda não existir, seleccione Criar Novo Fornecedor, preencha o nome do fornecedor (no mínimo) e clique em Guardar.
- Opcionalmente, preencha a Descrição da despesa.
- Opcionalmente, preencha o Número do Documento subjacente à despesa (ou seja, o número da factura que recebeu do fornecedor).
- No campo Valor Líquido, introduza o valor da despesa excluindo o IVA dedutível.
- Opcionalmente, introduza o IVA Dedutível da despesa (este valor é utilizado para calcular a diferença entre o IVA das vendas e o IVA das despesas).
- Clique no botão Guardar.