Criar uma despesa

Para registar uma nova despesa, efetue o seguinte procedimento:

  1. No menu da aplicação, clique em Despesas.

  2. Na listagem de despesas, clique no botão Nova Despesa.

  3. Em Data, selecione a data da fatura relativa à despesa.

  4. No controlo para seleção do fornecedor, comece a escrever o nome, número, NIF ou e-mail do fornecedor para o selecionar. Para criar um novo fornecedor, clique em Adicionar Fornecedor.

  5. No controlo para seleção da categoria, comece a escrever o nome da categoria para a selecionar. Para criar uma nova categoria, clique em Adicionar Categoria.

  6. Em Valor Bruto, introduza o valor total da despesa com IVA incluído.

  7. Em IVA Dedutível, introduza o IVA dedutível ou clique na ligação para preencher com a taxa normal, intermédia ou reduzida de IVA.

    Se o IVA não for dedutível, deixe o compo a zero.

  8. No campo N.º Fatura, é recomendável introduzir o número da fatura.

  9. Clique no botão Guardar.

Mais Opções de Despesas

Ao criar uma despesa, existem alguns campos opcionais e outros que são apresentados depois de se clicar em Mais Opções, incluindo:

  • Descrição: permite introduzir texto livre relativo à despesa.
  • Liquidação: desmarque caso a despesa ainda não tenha sido paga. Poderá registar o pagamento mais tarde. Se esta opção estiver selecionada, é automaticamente registado o pagamento do valor total da despesa.
  • Vencimento: permite indicar a data limite para pagamento da despesa.
  • Tipo de Documento: permite comutar entre fatura e nota de crédito, consoante esteja a registar uma fatura de fornecedor ou nota de crédito de fornecedor.