Factura electrónica vs. convencional
Ajuda do Facturama O essencial da facturação
O Facturama permite a emissão tanto de documentos electrónicos (a denominada factura electrónica) como de documentos convencionais (a factura tradicional).
- Os documentos convencionais destinam-se a ser impressos em papel, sendo o original entregue ao cliente e ficando o duplicado para o arquivo do fornecedor.
- Os documentos electrónicos são disponibilizados ao cliente de forma desmaterializada, em formato PDF com assinatura digital que garante a sua autenticidade. Nos documentos electrónicos, não existe original e duplicado, pois trata-se de um documento único (que também é arquivado pelo fornecedor de forma electrónica).
A utilização da factura electrónica é uma opção inteligente que permite poupar tempo e dinheiro tanto a quem emite a factura como a quem a recebe, além de ser uma solução amiga do ambiente. É possível enviar os documentos electrónicos para o e-mail do cliente directamente a partir da aplicação. Para tal, na página do documento, basta seleccionar a opção Enviar Por E-mail no botão Mais Acções.
Cada tipo de documento, electrónico ou convencional, tem de estar associado a uma série de documentos independente e com numeração própria. Como tal, se pretender utilizar ambos os tipos de documento, terá de criar duas séries de documentos (pelo menos).
De acordo com o legalmente estabelecido, a utilização da factura electrónica deve ser previamente acordada com o cliente. A opção por documentos electrónicos é activada individualmente no registo de cada cliente.