Anular um recibo

Para anular um recibo, efetue o seguinte procedimento:

  1. Aceda à página da documento, clicando na linha correspondente a partir da listagem de documentos.
  2. No botão Mais Ações, selecione a opção Anular.
  3. Preencha o campo Motivo da Anulação com uma explicação curta sobre a razão da anulação.
  4. Clique no botão Anular para confirmar a anulação.
Caso se trate de um recibo emitido no âmbito do regime de IVA de caixa, aplicam-se as mesmas restrições que às faturas: só é permitida a anulação de recibos convencionais (não eletrónicos), emitidos há menos de 48 horas e que ainda não tenham sido entregues ao cliente.
Por norma, a aplicação não permite a anulação de documentos com assinatura eletrónica, sendo que o recibo é a única exceção a esta regra. Dado não existir nenhuma outra forma padronizada para corrigir erros em recibos, excecionalmente, é permitida a anulação do recibo eletrónico original, o qual é substituído por um novo recibo com estado anulado e uma nova assinatura.