Ativar a comunicação automática à AT

É necessário ativar a comunicação automática à Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) para a comunicação das séries de documentos e, opcionalmente, dos documentos de faturação e documentos de transporte. Para tal, é necessário criar no Portal das Finanças um subutilizador do seu acesso principal (com permissões limitadas às operações necessárias) e introduzir depois os dados do utilizador no Facturama.

Criar um utilizador no Portal das Finanças

  1. Inicie sessão no Portal das Finanças, em https://www.portaldasfinancas.gov.pt/, com o seu acesso principal ao Portal das Finanças (não como um subutilizador).

  2. Aceda a Todos os Serviços > Autenticação de Contribuintes > Gestão de Utilizadores, ou utilize a seguinte ligação: https://www.acesso.gov.pt/gestaoDeUtilizadores/consulta?partID=PFAP

  3. Clique no botão Criar Novo Utilizador Botão criar novo utilizador

  4. No campo Nome, introduza um nome para identificar o utilizador. Pode introduzir Facturama para saber que este utilizador é usado pelo Facturama. Campo nome

  5. Nos campos Senha e Confirmar Senha, introduza uma senha à sua escolha (a senha deve ser diferente do seu acesso principal do Portal das Finanças e diferente da sua senha do Facturama).

    campos senha e confirmar senha Nota: memorize ou anote esta senha para depois a introduzir no Facturama.

  6. Em Perfis Atribuíveis, selecione as seguintes permissões:

    Obrigatório para a comunicação de séries:

    WSE - Comunicação e gestão de séries por webservice

    Opcionais para a comunicação de faturas e documentos de transporte:

    WDT - Webservice de comunicação de documentos de transporte
    WFA - Webservice de comunicação de dados de faturas

    Nota: a lista de perfis atribuíveis tem várias páginas, sendo necessário avançar de página ou colocar a letra W no campo Filtrar para localizar as permissões começadas por W.

    Perfis Atribuíveis
  7. Clique no botão Criar Utilizador. Botão criar utilizador

  8. Na página de resumo apresentada após a criação, anote o número que foi atribuído ao utilizador para depois introduzir esse número no Facturama. Resumo de criação de utilizador

Ativar a comunicação à AT no Facturama

  1. No Facturama, aceda às definições (ícone Roda dentada do menu).
  2. Selecione Comunicação Automática à AT.
  3. No campo Utilizador, introduza o n.º de utilizador apresentado no Portal das Finanças.
  4. No campo Senha, introduza a mesma senha que introduziu para o utilizador no Portal das Finanças.
  5. No campo Séries, selecione Sim, pois a comunicação das séries é necessária para a aplicação poder gerar o ATCUD legalmente obrigatório.
  6. No campo Faturação, selecione Sim, caso pretenda ativar a comunicação automática dos documentos de faturação à AT. Caso prefira submeter todos os meses o ficheiro SAF-T no Portal das Finanças, selecione Não.
  7. No campo Transporte, selecione Sim, caso pretenda comunicar automaticamente as guias de transporte à AT, o que é necessário para obter o código de transporte da AT. Se não necessitar de emitir ou comunicar guias de transporte, selecione Não.
  8. Consulte os termos e condições da AT e assinale a respetiva caixa de verificação.
  9. Clique no botão Guardar para ativar a comunicação automática.