Atualizar a comunicação automática à AT

Para utilizar a comunicação automática à Autoridade Tributária e Aduaneira (AT), deverá certificar-se de que o utilizador criado no Portal das Finanças está ativo e tem as permissões necessárias, atualizando se seguida os respetivos dados no Facturama.

Atualizar utilizador no Portal das Finanças

  1. Inicie sessão no Portal das Finanças, em https://www.portaldasfinancas.gov.pt/

  2. Aceda a Todos os Serviços > Autenticação de Contribuintes > Gestão de Utilizadores, ou utilize a seguinte ligação: https://www.acesso.gov.pt/gestaoDeUtilizadores/consulta?partID=PFAP

  3. Verifique se o utilizador está ativo: Estado do utilizador

  4. Caso o utilizador não esteja ativo, clique no botão Opções e selecione Ativar. Estado do utilizador

  5. Clique no botão Opções e selecione Alterar Dados. Estado do utilizador

  6. Nos campos de senha e confirmação de senha, introduza uma nova senha à sua escolha (a senha deve ser diferente do seu acesso principal do Portal das Finanças e diferente da sua senha do Facturama).

    Campos senha e confirmação de senha Nota: memorize ou anote esta senha para depois a introduzir no Facturama.

  7. Em Operações Autorizadas, selecione as seguintes permissões (na parte final da lista):

    WDT - Webservice de comunicação de documentos de transporte
    WFA - Webservice de comunicação de dados de faturas
    WSE - Comunicação e gestão de séries por webservice

    Nota: as permissões para comunicação de documentos de transporte e dados de faturas só são necessárias se pretender utilizar essas funcionalidades. A permissão para comunicação de séries é sempre necessária.

  8. Clique no botão Submeter para guardar as alterações ao utilizador. Campo nome

  9. Na página de resumo apresentada, anote o número do utilizador para depois introduzir esse número no Facturama. Campo nome

Atualizar a comunicação à AT no Facturama

  1. No Facturama, aceda às definições (ícone Roda dentada do menu).
  2. Selecione Comunicação Automática à AT.
  3. Clique no botão Editar.
  4. No campo Utilizador, introduza o n.º de utilizador apresentado no Portal das Finanças.
  5. No campo Senha, introduza a mesma senha que introduziu para o utilizador no Portal das Finanças.
  6. No campo Séries, certifique-se de que está selecionado Sim, pois a comunicação das séries é necessária para a aplicação poder gerar o ATCUD legalmente obrigatório.
  7. Caso pretenda ativar ou desativar a comunicação automática dos documentos de faturação, altere a opção no campo Faturação.
  8. Caso pretenda ativar ou desativar a comunicação automática de guias de transporte, altere a opção no campo Transporte.
  9. Clique no botão Guardar para validar as alterações.