Comunicação de séries à AT
É necessário comunicar as séries de documentos à Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) para se poder gerar o Código Único de Documento da AT (ATCUD), obrigatório nas faturas e outros documentos fiscalmente relevantes emitidos a partir de 1 de janeiro de 2023.
Antes de comunicar as séries, certifique-se de que tem ativada a comunicação automática à AT. Consulte no seguinte artigo da Ajuda instruções sobre como ativar a comunicação automática à AT.
Ativar tipos de documento em séries
- Aceda às definições (ícone do menu).
- Selecione Séries de Documentos.
- Clique no nome da série em uso.
- Na página de detalhes da série, é apresentada um lista com todos os tipos de
documento. Clique no respetivo botão Ativar, junto dos tipos de
documento que pretenda utilizar.
- Pode confirmar que o tipo de documento foi corretamente ativado pelo
visto verde que é apresentado:
Desativar tipos de documento em séries
Caso tenha ativado inadvertidamente algum tipo de documento, poderá anular esse tipo de documento, desde que ainda não tenha sido utilizado e desde que faça a anulação no próprio dia ou no dia seguinte. Para tipos de documento já usados, pode efetuar a desativação quando esse tipo de documento/série deixarem de ser usados.
Para anular ou desativar um tipo de documento, efetue o seguinte procedimento:
- No Facturama, aceda às definições (ícone do menu).
- Selecione Séries de Documentos.
- Clique no nome da série.
- Na linha correspondente ao tipo de documento, utilize o botão Anular ou Desativar, consoante de trate de um tipo de documento recém-ativado ou já utilizado.
- Confirme a ação.
- O tipo de documento fica agora anulado ou desativado e já não pode ser
utilizado.