Comunicação de séries à AT

É necessário comunicar as séries de documentos à Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) para se poder gerar o Código Único de Documento da AT (ATCUD), obrigatório nas faturas e outros documentos fiscalmente relevantes emitidos a partir de 1 de janeiro de 2023.

Antes de comunicar as séries, certifique-se de que tem ativada a comunicação automática à AT. Consulte no seguinte artigo da Ajuda instruções sobre como ativar a comunicação automática à AT.

Ativar tipos de documento em séries

  1. Depois de criada uma série, é apresentada a página de detalhes da série: Detalhes da série Nota: caso se trate de uma série já existente, aceda primeiro à secção Séries de Documentos das Definições e clique no nome da série.
  2. Para utilizar determinado tipo de documento nesta série, clique no respetivo botão Ativar. Esse tipo de documento está agora pronto a ser utilizado e os respetivos documentos irão incluir o ATCUD. Fatura ativada
  3. Repita o passo anterior para todos os tipos de documento que pretenda utilizar.
É recomendável ativar apenas os tipos de documento necessários. Mais tarde, poderá ativar algum tipo de documento adicional que venha a ser preciso.

Desativar tipos de documento em séries

Caso tenha ativado inadvertidamente algum tipo de documento, poderá anular esse tipo de documento, desde que ainda não tenha sido utilizado e desde que faça a anulação no próprio dia ou no dia seguinte. Para tipos de documento já usados, pode efetuar a desativação quando esse tipo de documento/série deixarem de ser usados.

Tenha em atenção que os tipos de documento anulados ou desativados não podem ser reativados e ficam definitivamente inutilizados.

Para anular ou desativar um tipo de documento, efetue o seguinte procedimento:

  1. No Facturama, aceda às definições (ícone Roda dentada do menu).
  2. Selecione Séries de Documentos.
  3. Clique no nome da série.
  4. Na linha correspondente ao tipo de documento, utilize o botão Anular ou Desativar, consoante de trate de um tipo de documento recém-ativado ou já utilizado.
  5. Confirme a ação.
  6. O tipo de documento fica agora anulado ou desativado e já não pode ser utilizado. Fatura anulada
  7. Repita os passos anteriores para todos os tipos de documento que pretenda anular ou desativar.