Comunicação automática de facturas

Para activar a comunicação automática de facturas à Autoridade Tributária e Aduaneira (AT), efectue o seguinte procedimento:

Após a activação com êxito da comunicação automática, não precisa de se preocupar mais com o assunto, pois todas as facturas emitidas são automaticamente comunicadas sem necessidade de intervenção do utilizador. Eventuais facturas já existentes no mês actual e no mês anterior (excepto facturas do ano anterior) também são automaticamente comunicadas.

A comunicação automática de facturas abrange apenas os seguintes tipos de documento: factura, factura-recibo, nota de crédito e nota de débito. Outros tipos de documento que sejam emitidos não são comunicados à AT.

Dado que a AT não permite alterar a via de comunicação de facturas durante o ano civil (para o mesmo programa de facturação), a comunicação automática terá de ser activada, o mais tardar, até ao dia 20 do mês seguinte em que se iniciou a facturação. Caso contrário, será necessário aguardar pelo início do ano seguinte para se poder activar a comunicação automática.

A comunicação automática não utiliza ficheiros SAF-T (PT). Trata-se de uma forma de comunicação alternativa ao SAF-T (PT), em que os elementos de cada factura são comunicados de forma isolada, sendo que a quantidade de informação incluída é mais reduzida que no SAF-T (PT).